Friday, January 14, 2005

MP

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual ofereceu, nesta sexta-feira, denuncia à Justiça fluminense contra a ré Aline Iupi da Silva Castro Lemgruber, de 54 anos.

O motivo da ação são os maus-tratos promovidos pela acusada contra seu periquito australiano, identificado apenas como "LORO". Com base em uma reportagem apresentada pela blogueira Elaine Lemgruber (leia o post abaixo), o MP pede que Aline seja incriminada pelo artigo 366 da Lei de Crimes Ambientais ("crime de maus-tratos contra periquitos australianos promovidos por imigrantes ilegais do Paraguai"), que prevê penas de até seis anos sem poder pisar numa micareta, sem lixar unha no trabalho e sem poder traficar muamba do Paraguai pro Brasil.

O MP descobriu ainda que Iupi mantinha o "LORO" em um aquário junto com um peixe de briga siamês e que, de vez em quando, ela usava a cabeça do periquito como algodão, molhando o quengo da pobre ave com acetona pra remover esmalte da unha.

Depois de algumas investigações, o MP descobriu que Iupi nutria um ódio singular pelo pássaro, porque "LORO" nunca aprendeu a cantar a música baiana "U pintú... U pinto do meu pai fugiu com a galinha da vizinha...", insistentemente ensinada pela paraguaia de cabelos tingidos. Na verdade, esse teria sido o motivo pelo qual Iupi matou seu periquito de estimação. Ao contrário do que Elaine Lemgruber afirmou ("que ele queria um gorrinho de natal").

Na verdade, "LORO" nunca poderia ter pedido um gorrinho de natal, porque ele é um periquito, e periquitos não têm a capacidade de falar como seus primos papagaios.

O MP também deve denunciar em breve um outro cidadão: LF Castro, pelo artigo 367 da Lei de Crimes Ambientais ("crime de presentear uma paraguaia ilegal com um periquito e dizer que é um papagaio, contribuindo, de forma passiva, para os maus-tratos contra o bicho). Ele teria contribuído com o assassinato de "LORO" ao ter dado o periquito de presente para Iupi e dito que era um papagaio. Na verdade, LF comprou um periquito na feirinha da Praça Varnhagen porque o periquito era muito mais barato que o papagaio e porque sabia que Iupi não notaria a diferença... Mas ele se enganou e a frustração de Iupi resultou na morte de "LORO"...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


free hit counter