Thursday, May 18, 2006

Jacareh no seco anda (veja post abaixo)

Eliane, minha carissima colega de blog... Na verdade, nunca entendi o teor e a profundidade da pergunta que intitula esse post (Jacareh no seco anda)...

Lembro, ainda infante, brincando no parquinho do Jardim-Escola Palhaço Feliz, em meio as fezes de pombas e balanços enferrujados (cinco coleguinhas meus morreram de tetano, durante o ano letivo de 1986)... Sempre tinha um grupo de coleguinhas que se perguntava coisas idiotas e sem sentido, como QUE TIME EH TEU, VC DAH PRA SER JOGADOR DE FUTEBOL ou entao JACAREH NO SECO ANDA... E um ficava rindo da cara do outro...

Eu, em meus quatro pra cinco anos, ficava me questionando: O que diabos quer dizer JACAREH NO SECO ANDA... A pergunta tanto me afligiu que, passei a dedicar minha meninice a tentar descobrir esse segredo... Tanto eh que, enquanto meus irmaos pediam pros meus pais alugarem filmes dos Trapalhoes e da Xuxa na locadora, eu escolhia um documentario do Discovery Channel sobre a vida oculta dos jacares do Rio Brahmaputra.

Enquanto meus irmaos pediam pra ir no Tivoli Park e no Parque Shangai, eu pedia pra ir no zoologico... E ficava tres horas em frente a jaula dos jacares, pra ver se eles andavam no seco... Mas nada... o maximo que eles faziam era abrir a boca e fechar...

Minha monografia de conclusao do curso de C.A., aos seis anos, foi sobre essa indagaçao. Mas, como nao sabia a resposta, fui reprovado. E isso se repetiu nos outros quatro anos em que tentei concluir a Classe de Alfabetizaçao. Ateh que desisti desse tema e fiz uma monografia sobre o nariz de morango da Vovo Mafalda, o que me permitiu obter o diploma de conclusao do C.A.

Nas sessoes espiritas, enquanto pessoas perguntavam sobre seus entes queridos falecidos, eu soh conseguia perguntar sobre se o JACAREH NO SECO ANDA... Nas aulas de biologia, enquanto meus colegas tinham duvidas sobre o funcionamento das mitocondrias, soh conseguia perguntar se jacareh no seco andava...

E a pergunta me perseguiu por muitos anos... Mesmo depois de ver mais de 567 vezes o filme sobre os jacares do Brahmaputra, de tras pra frente, em fast forward e em slow motion, nao consegui a resposta. Afinal, no filme, os jacares sempre aparecem nadando...

Aos 19 anos, desisti de procurar pela resposta... Afinal, depois de tantos anos, tinha deixado de fazer as melhores coisas da vida, como ver o filme dos Trapalhoes, de assistir ao Programa do Sergio Mallandro, de ir a festinhas de amigos, de fumar a primeira maconha, de fazer sexo comigo mesmo e ateh deixado de assistir ao show do Bispo Macedo no Maracana... Tudo em busca da resposta para isso... Decidi que era hora de esquecer essa pergunta idiota...

Mas agora, dona Eliane, depois de todo esse tempo, vc me faz essa pergunta, que eu tanto quis esquecer... Devo dizer, Eliane...

...que ainda nao obtive essa resposta...

0 Comments:

Post a Comment

<< Home


free hit counter